A 'Choquei' se pronunciou por meio de um comunicado nas rede sociais após o forte cancelamento decorrente da morte da jovem Jéssica Vitória Canedo, envolvida em uma fake news publicada pela página.
No texto, assinado pela advogada Adélia Soares, o perfil diz que lamenta a tragédia e se solidariza com os familiares. A página, contudo, se isenta da responsabilidade sobre a divulgação do conteúdo.
"Lamentamos profundamente o ocorrido e nos solidarizamos com os familiares e todos os afetados pelo triste acontecimento. Reforçamos nosso compromisso em agir com diligência e responsabilidade. O perfil Choquei (@choquei), por meio de sua assessoria jurídica, vem esclarecer aos seus seguidores e amigos que não ocorreu qualquer irregularidade na divulgação das informações prestadas por esse perfil. Cumpre esclarecer que não há responsabilidade à ser imputada pelos atos praticados, haja vista a atuação mediante boa-fé e cumprimento regular das atividades propostas", diz a mensagem.
"Em relação aos eventos que circulam nas redes sociais e que foram associados a um trágico evento envolvendo a jovem Jéssica Vitória Canedo, queremos ressaltar que todas as publicações foram feitas com base em dados disponíveis no momento e em estrito cumprimento das atividades habituais decorrentes do exercício do direito à informação", continua a página.
"O compromisso deste perfil sempre foi e será com a legalidade, responsabilidade e ética na divulgação de informações dentro dos limites estabelecidos na Constituição Federal, em especial no art. 5º, inciso IX. Por fim, reafirmamos nosso respeito pela intimidade, privacidade, bem-estar e pela integridade", finaliza o texto.
Entenda o casoComunicado oficial. pic.twitter.com/3dTXX6ETlN
— CHOQUEI (@choquei) December 23, 2023
O falecimento de Jéssica Vitória, com apenas 22 anos, causou comoção geral nas redes sociais. A jovem lutava contra a depressão e tirou a própria vida após sofrer perseguição na web, decorrente do vínculo de seu nome a uma fake news.
A imagem da moça foi usada em prints de conversas falsas que a apontavam como affair de Whindersson Nunes, o qual negou qualquer envolvimento.
Os prints falsos foram compartilhados em páginas como "O Garoto do Blog" e "Choquei", que divulgaram a notícia como se Jéssica estivesse buscando fama com o vazamento das conversas.
Após a viralização, Whindersson veio a público informar que não conhecia a jovem, e Jéssica, que não estava nas redes sociais, decidiu criar um perfil para revelar que também foi vítima das montagens falsas.