Por Joab Vitorino - Bereu News / Fonte: TV Aratu | Bahia Notícias
Uma grande operação policial realizada nesta terça-feira (28) no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, resultou na morte e prisão de seis suspeitos baianos com ligação ao Comando Vermelho (CV). A ação mobilizou forças de segurança fluminenses e expôs a presença crescente de criminosos da Bahia em territórios dominados pela facção.
Entre os identificados está Júlio Souza Silva, natural de Salvador, apontado como integrante do grupo. No local onde ele foi encontrado, os policiais apreenderam um fuzil calibre 5.56 com a bandeira da Bahia estampada, além de nove motocicletas.
Segundo informações, também morreram na operação os traficantes conhecidos como “Esquilo”, “Mazola” e “DG”, todos de Feira de Santana. Outro suspeito, identificado como “Matarindo”, ficou ferido, e “FB”, apontado como um dos líderes do CV em Feira, foi baleado — o estado de saúde dele ainda não foi divulgado.
As investigações apontam que a movimentação de integrantes do Comando Vermelho entre Bahia e Rio tem se tornado mais frequente, fortalecendo o elo entre facções nos dois estados. Em junho, os serviços de Disque Denúncia da Bahia e do Rio firmaram uma parceria inédita para ampliar a troca de informações e capturar criminosos com atuação interestadual.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) destacou que a integração entre forças policiais é essencial no combate ao crime organizado.
Rui Costa se reúne com governador do Rio
Após a operação, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, marcou uma reunião de emergência com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), para esta quarta-feira (29). O encontro contará também com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.
De acordo com a Casa Civil, não houve solicitação de apoio federal por parte do governo fluminense para a realização da operação.