BEREU NEWS

Fábio Vilas-Boas aplaude Sputnik, mas avisa que o pior está vindo aí



O secretário Fábio Vilas-Boas (Saúde) usou o Twitter para aplaudir a chegada da Sputnik V, finalmente aprovada pela Anvisa sexta passada:

É uma vitória do bom senso sobre o preciosismo tecnoburocrático. O voto do

relator deixa claro que a

preponderância das condições epidemiológicas se fez valer sobre as rigorosas exigências técnicas que vínhamos apontando serem descabidas no momento atual.

A liberação da Sputnik é boa notícia, mas um alento. O foco das autoridades de Saúde agora com Fábio à frente é a esperada piora que se avizinha com o São João.



Na roça — Ele diz que tudo ao alcance para mitigar os efeitos já foi feito:

– Já suspendemos as festas em praça pública, já suprimos transporte e estamos nos preparando para o pior. Ano passado o São João deu um pique nos casos de Covid, este ano o cenário é piorado, porque os hospitais estão superlotados.

Diz Fábio que é impossível impor uma fiscalização ampla e irrestrita num tipo de festa por natureza fragmentada em fazendas e sítios:

– Só nos resta esperar pelo bom senso. Já que alguns vão para sítios e fazendas, que procurem os espaços mais abertos, os terreiros em vez das varandas.

Como complicador, teve o feriado de Corpus Christi, semana passada, em que pontos turísticos baianos lotaram de ponta a ponta. O efeito vai embolar justamente com o São João.



Ciro Gomes escala os 3 km do Monte Santo a pé e quase só

Monte Santo, no sertão baiano, que na Sexta-feira Santa recebe milhares de peregrinos e no Dia de Todos os Santos também, travou o acesso de 3 km entre a base e o alto do morro de 490 metros para romeiros, mas ontem se abriu para um visitante ilustre. Quem subiu a colina foi o presidenciável Ciro Gomes, do PDT. Acompanhado de apenas quatro pessoas com equipamentos de filmagem, ele escalou o monte. No caminho, foi filmado por um morador, que disse estar diante de um milagre:

– Muito obrigado, futuro presidente do Brasil!

E Ciro:

– Se Deus quiser.

A viagem de Ciro à Bahia foi uma agenda inteiramente particular. O comando do PDT na Bahia desconhecia o motivo. Mas tinha dois objetivos, rogar a proteção de Jesus aos pés da santa cruz, como fazem todos os peregrinos, e também filmagens para o horário eleitoral.



Vídeo de forró dá o que falar no Recôncavo

Está bombando nas redes sociais do Recôncavo um vídeo em que o ministro João Roma (Cidadania) está no Haras Lago Negro, em Conceição da Feira (do qual ele é um dos proprietários), ao lado do prefeito de Cruz das Almas, Ednaldo Oliveira (Republicanos), ensaiando alguns passos do forró ao som da sanfona de Targino Gondim.

No vídeo, Roma aparece ao lado do prefeito, de Targino e outro cidadão, todos sem máscara.

Roma abraça Ednaldo e diz: ‘Prefeito é esse aqui’. E o prefeito retribui: ‘E governador é esse aqui’. De saída, em Cruz das Almas a repercussão foi negativa. A cidade está fechada por conta das restrições da pandemia e ainda chorando a morte do enfermeiro Germano Dias, 32 anos, vítima de Covid.



Adolfo volta com todo gás

Recuperado da infecção pela Covid (teve apenas sintomas leves), Adolfo Menezes (PSD), presidente da Assembleia, teve com Rui Costa ontem o primeiro encontro oficial após a quarentena, segundo ele, para realinhar as agendas do Executivo e Legislativo.

Adolfo voltou à Assembleia, como sempre, bem-humorado, mas garantindo que não vai baixar a guarda:

– Eu estou bem, mas o perigo ainda está aí. Vamos seguir todos os protocolos.



Vacina boa 1

Paulo Mendonça, leitor, não gostou de nos ver escrever que ‘vacina boa é vacina no braço’. Fala ele: ‘De quem é essa tese? Qual a metodologia usada para sua pesquisa? Quem patrocinou essa tese? Tese pífia! Vacina boa é uma vacina que tem utilidade comprovada e não qualquer porcaria de vacina no braço. Apenas meu livre pensar. Axé!’



Vacina boa 2

Claro, Paulo, que a eficácia tem que ser comprovada. Agora, não dá para engolir é saber que serve para a Europa e para nós, não. Somos leigos, amigo. E vemos a Covid tirar vidas queridas ao nosso redor sem nada poder fazer. Não dá para ficar escolhendo marca de vacina. A boa é a primeira que chegar.



Dor dupla

Antônio Carlos Lima, cantor e fundador do grupo Teoria do Samba, veio sábado de Brasília para o enterro do pai, vítima de Covid. Domingo, ele se sentiu mal e também morreu.


Veículos zero

A prefeitura de Maraú começou a fechar todos os acessos de veículos às praias da bela península. Leco Levita, secretário de Turismo lá, diz que nada tem a ver com a pandemia. É apenas por razões de preservação ambiental e segurança.

 

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS