BEREU NEWS

Jornalista presa por injúria racial no Fuzuê atuava em movimentos negros

Em audiência de custódia, jornalista apareceu com camisa de cantora afro-americana  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV Bahia

Presa por injúria racial contra uma policial militar negra durante uma abordagem no festejo Fuzuê, em Salvador, Roseane Maria de Souza Silva, de 73 anos, teve liberdade provisória concedida na manhã desta segunda-feira (5). O que impressiona é a roupa usada pela jornalista durante audiência de custódia: uma camisa preta com um desenho de uma cantora afro-americana, referência do jazz. 

De acordo com informações da TV Bahia, ainda foi descoberto que a mulher atuava no Rio de Janeiro junto a movimentos negros e era conhecida como 'Rose Baiana'.

Embora tenha sido solta, Rosane terá que cumprir medidas cautelares, como se apresentar à Justiça a cada dois meses durante um ano; não frequentar festa de rua e de largo, bares e similares; e está impedida de sair de casa das 18h às 6h. Caso a suspeita descumpra essas medidas e seja denunciada, a medida cautelar se converte para prisão preventiva.


Injúria racial no Fuzuê

A situação aconteceu durante abordagem de uma policial negra na Avenida Marques de Leão, no bairro da Barra, em Salvador. A mulher se recusou a ser revistada, justificando que "não veio do navio negreiro para ser revistada por uma negra".

De acordo com a delegada Marialda Santos, responsável pela efetivação do flagrante, Roseane não demonstrou arrependimento e manteve o discurso racista. Em um vídeo, ela aparece tentando dizer que tudo não passou de uma brincadeira.

"Sabe quando você para no Carnaval e diz assim: 'eu não vim num navio negreiro'? Brinquei, brinquei. A mulher disse que eu era racista. Aí eu estou aqui presa, cara", declarou a jornalista.

Roseane foi presa em flagrante e passou o final de semana atrás das grades, mas foi liberada em audiência de custódia, onde se reservou ao direito de permanecer calada, respondendo apenas algumas perguntas da juíza do caso.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS

Publicidade 3