Estudante de Conceição do Jacuípe combate o sedentarismo com projeto de handebol na rede estadual



O sedentarismo entre crianças e adolescentes tem se tornado uma preocupação global e a escola desempenha um papel fundamental na promoção da atividade física. No Colégio Estadual de Tempo Integral de Conceição do Jacuípe, a estudante Gleyde Munnyk Oliveira Silveira desenvolveu o projeto "Oficinas de handebol: combatendo o sedentarismo entre estudantes da rede estadual de ensino de Conceição do Jacuípe, no interior baiano, sob a orientação da professora Évila Dias de Jesus. 

Confira aqui: Policiais e guarda municipal investigados por execução sumária são alvos de operação em Conceição do Jacuípe e região

O projeto, realizado dentro do Programa Educa Mais Bahia, fortalece a Educação Integral por meio de oficinas que ampliam o tempo de permanência dos alunos na escola.


Na pesquisa, a estudante utilizou a metodologia qualitativo-quantitativa, aplicando o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) para avaliar os níveis de sedentarismo dos estudantes. 

Veja mais: Governador inaugura escola em tempo integral e marca início do ano letivo em Conceição do Jacuípe nesta segunda-feira (10)

As oficinas de handebol foram realizadas ao longo do segundo semestre de 2024 e, ao final do período, foi feita uma nova análise para verificar o impacto da prática esportiva na rotina dos alunos. O estudo revelou um aumento significativo no interesse dos estudantes pela atividade física, demonstrando a importância de iniciativas como essa para incentivar hábitos mais saudáveis no ambiente escolar.

Quando desenvolveu o projeto, Gleyde estava no 3º ano do Ensino Médio. Agora, em 2025, cursa Fisioterapia na Unex – Centro Universitário de Excelência de Feira de Santana. Para ela, o incentivo à prática esportiva deve ser prioridade nas escolas. "A maioria dos alunos não tinha interesse em atividade física. Com as oficinas, conseguimos mobilizar a comunidade escolar e despertar o interesse pelo esporte", destacou. A experiência reforça o papel do Educa Mais Bahia na construção do protagonismo juvenil e no desenvolvimento de projetos alinhados à realidade dos estudantes.

No Colégio Estadual de Tempo Integral de Conceição do Jacuípe, inclusive, acontece, na próxima segunda-feira (10), a aula inaugural do ano letivo de 2025 da rede estadual, com o tema Educação Sustentável, Inovadora e que Cuida da Aprendizagem na Bahia. O evento contará com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e da secretária da Educação, Rowenna Brito, reforçando o compromisso do Estado com uma educação que valoriza o protagonismo dos estudantes e a formação integral.

Fonte: Ascom/SEC

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem