BEREU NEWS

Ba-Vi: Saiba tudo sobre o primeiro clássico de 2023

     EC Bahia/Divulgação/Flickr

Bahia e Vitória medem forças, neste domingo (29), com objetivos distintos no Baianão, mas proposta idêntica no primeiro Ba-Vi do ano

Bandeirão estirado, cerveja gelada e energia renovada e, talvez, você já comece o dia na quebradeira ao som de uma das possíveis músicas do Carnaval, a exemplo da suposta candidata “Deixa Eu Botar Meu Boneco”, de “Oh Polêmico”. Todos esses elementos já fazem parte da cultura dos torcedores baianos. Mas, neste domingo (29), eles têm um tempero diferenciado, já que a dupla Ba-Vi medem forças, na Arena Fonte Nova, às 16h, pela quinta rodada do Campeonato Baiano.

Entre os principais elementos desse primeiro clássico do ano, está o fato da torcida única, recomendada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). Vale ressaltar que todos os ingressos foram vendidos para a partida. Além do elemento “clássico”, o que será colocado em teste é a invencibilidade rubro-negra e o jejum tricolor. 

Ainda assim, dentro da competição, os dois times chegam em situações distintas. O Esquadrão de Aço perdeu para o Jacobinense por 1 a 0, enquanto o Leão da Barra triunfou diante do Doce Mel por 3 a 0. Agora, o Tricolor está sem vencer há dois jogos na temporada, e o Rubro-Negro retomou a confiança após não vencer nas últimas quatro partidas. 


E o histórico, pai?

No geral, 491 “Ba-Vis” já foram disputados em toda a história do futebol brasileiro. O Bahia soma 187 triunfos, contra 148 vitórias do Vitória, além de 154 empates. Nesses jogos, foram 642 gols marcados pelo Esquadrão de Aço, contra 549 tentos anotados pelo Leão da Barra.


Relembre o Ba-Vi recente

Há pouco menos de um ano, em fevereiro do ano passado, Bahia e Vitória mediram forças também pelo Baianão. Naquela oportunidade, o duelo novamente aconteceu no Barradão, mas ficou empatado em 1 a 1. O confronto ocorreu pela quarta rodada do torneio estadual. 

Pelo lado do Rubro-Negro, o atacante Luidy inaugurou o marcador aos 12 minutos do segunto tempo, enquanto o centroavante Hugo Rodallega empatou na altura do minuto 25 da etapa complementar.


Campanhas

O Bahia chega para o jogo com nove pontos: três triunfos e uma derrota em quatro jogos. Nesse sentido, o aproveitmaneto é de 75%. Por outro lado, o Vitória entra em campo com quatro pontos: uma vitória, um empate e duas derrotas, ou seja, com um rendimento de 33%. 


FICHA TÉCNICA

Bahia x Vitória

Campeonato Baiano - 5ª rodada

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador

Data: 26/01/2023 (domingo)

Horário: 16h

Árbitro: Emerson Ricardo de Almeida Andrade

Assistentes: Luanderson Lima dos Santos e Elicarlos Franco de Oliveira

Quarto árbitro: Moisés Ferreira Simão


Bahia: Marcos Felipe; Douglas Borel, Kanu, Raul Gustavo e Chávez; Rezende, Acevedo e Daniel; Biel, Kayky e Ricardo Goulart. Técnico: Renato Paiva.

Vitória: Dalton; Zeca, Dankler, Camutanga e João Lucas; Léo Gomes, Rodrigo Andrade e Gegê; Osvaldo, Santiago Tréllez e Rafinha. Técnico: João Burse.


Onde assistir

Além do canal oficial de transmissões do Campeonato Baiano, a TVE, o Ba-Vi também será transmitido pela TV Brasil. 

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS